O que vem à sua cabeça quando você pensa em marketing inbound? Um bom marketing de conteúdo? Um redator com expertise para pensar na abordagem em mídia digital? Ou tudo isso junto?
Se a sua resposta foi a última questão, saiba que já está no caminho certo! Isso porque o conceito é justamente apontar para um conjunto de estratégias com objetivos fundamentais. Ou seja, é o melhor caminho para que o seu negócio não somente atraia, mas também converta mais clientes!
O marketing inbound é a mesma coisa que o marketing tradicional então?
Essa é a principal dúvida que as pessoas tendem a ter quando pensam em marketing inbound! Mas, é bom destacar que o marketing tradicional segue um caminho diferente no final das contas.
Para exemplificar isso de forma mais objetiva, basta pensar que a estratégia de marketing aqui é de que o cliente vá atrás da empresa, e não o contrário.
Para que esse seja um resultado possível, o foco é explorar canais relevantes, como os mecanismos de busca, as redes sociais e também os blogs.
Mas, o que é essa estratégia de conteúdo afinal?
Abordar o conceito para esse tipo de estratégia de conteúdo é determinante! Afinal, você precisa entender tudo que envolve esse assunto para saber quais os possíveis caminhos a serem seguidos, concorda?
Diante disso, podemos afirmar que o inbound marketing não é uma novidade. Na realidade, essa vertente do marketing online surgiu nos Estados Unidos, mas acabou ganhado força de fato no ano de 2009!
Desde então, esse tipo de estratégia de marketing de conteúdo tornou-se praticamente indispensável. Portanto, é cada vez mais comum que empresas de nichos e portes diferentes passem a investir na redação de conteúdos estratégicos.
Esse é um passo determinante para que seja possível conquistar um número maior de clientes, elevar as vendas e ainda tornar-se uma referência em seu mercado de atuação.
E, o que quer dizer sobre a estratégia de marketing?
Em tradução livre, o marketing inbound quer dizer “marketing de atração”. Como já mencionado anteriormente, o conceito aqui proposto não é o mesmo usado no marketing tradicional.
Em linhas gerais, a estratégia foca na adoção de ações que permitam atrair potenciais clientes para ambientes previamente preparados para tal. Ou seja, toda a redação de conteúdo e abordagem deverá ser planejado para que essas pessoas sintam-se atraídas.
Isso envolve ambientes como um blog ou até mesmo um site, por exemplo. A partir do momento que essa “atração” deverá ser feito um importante trabalho de relacionamento.
E, esse relacionamento tão valioso é justamente resultado de um conteúdo autoral, personalizado e único! Por isso é tão importante contar com o conhecimento técnico de um redator especializado no assunto!
Como resultado, essa redação de conteúdo deverá ter como objetivo o papel de educador dessas pessoas que foram devidamente atraídas. Ou seja, ele irá abordar aspectos como:
- Abordar sobre o segmento da sua marca ou empresa;
- Fazer com que o seu negócio torne-se uma referência sobre determinados assuntos que tenham relação com o mercado de atuação;
- Consolidar um poder de influência, principalmente no que diz respeito à decisão de compra desses potenciais clientes.
A verdadeira finalidade do marketing inbound
Agora é hora da verdade, ou melhor, de saber exatamente a finalidade do marketing inbound. Até aqui você teve uma boa dose de conceito, mas é importante entender quais os caminhos e cenários possíveis!
O fato é que, entra ano e sai ano, e constantemente somos surpreendidos por novas diretrizes e caminhos para alavancar nosso negócio no ambiente online, não é mesmo?
Além disso, acompanhar esse mercado tão dinâmico nem sempre é uma tarefa fácil – é algo que exige estudo, conhecimento e uma série de outros requisitos que dificilmente podem ser atribuídas a rotina de um empreendedor que almeje o sucesso.
Justamente por esse motivo optar por buscar a ajuda de uma consultoria focada na construção de uma boa estratégia de comunicação em marketing online é sempre um caminho promissor! Aliás, esse é um investimento!
Vale ainda destacar que todas as ações do marketing inbound (ou marketing de atração) podem ser mensuradas. Ou seja, é possível compreender de maneira precisa a quantidade de pessoas que visualizaram seu conteúdo, por exemplo.
Quer outro exemplo? – é possível mensurar quantas dessas visualizações foram convertidas em vendas e até mesmo entender o perfil desse consumidor por diferentes frentes.
Portanto, obter essas informações valiosas permite otimizar suas campanhas, de forma a resultar em um ROI (Retorno sobre investimento) muito mais interessante.
A empresas que querem inovar já sabem disso!
Empresas que realmente estão em busca de inovar junto ao mercado já sabem de todo esse potencial do marketing online. Por isso, o fato de não apostar em estratégias de marketing eficientes poderá lhe colocar sempre um passo atrás dos concorrentes.
Isso tanto é verdade que muitas empresas até mesmo apostam cada vez mais em estratégias de marketing d conteúdo mais agressivas! Em outras palavras, se você não faz, acredite, seu concorrente faz e já deve estar colhendo os resultados.
Além disso, é válido destacar as principais ações que resultam do marketing inbound e o que poderá orientar o trabalho do redator no planejamento do conteúdo:
- Diminuição do custo para aquisição de novos clientes;
- Atração de novos clientes e, também a retenção deles;
- Tornar mais otimizado o processo de vendas;
- Deixar seu negócio com uma maior visibilidade;
- Entregar conteúdos à sua audiência que sejam relevantes;
Uma estratégia vantajosa e que permite bons resultados
Não há outra maneira de definir essa estratégia de marketing! Até mesmo porque, esse perfil de marketing tende a ser aproximadamente 60% mais barato do que o marketing tradicional, sabia?
Além disso, não contar com um planejamento em marketing de conteúdo e o trabalho de um redator experiente para sua marca ou empresa é sempre estar por fora das necessidades do mercado atual.
E isso torna-se possível com um redator especializado e uma consultoria que poderá estudar as necessidades da sua empresa.
Ou seja, o fato apenas de as pessoas procurarem determinadas soluções para suas “dores” nos sites de buscas ou navegar em busca de recomendações nas redes sociais é mais do que suficiente para que você invista nesse caminho o quanto antes. Ou seja, isso demonstra a eficiência acerca da redação de conteúdo eficiente e estratégia.
Cada passo importante!
Os passos do marketing inbound são extremamente importantes:
- Atrair: A equação é simples aqui – sem leads, não existem vendas. Por isso, essa é a primeira etapa da estratégia de marketing de atração. No lugar de gastar energia indo atrás do seu público, seu negócio irá focar e um conteúdo atrativo!
- Converter: Essa etapa complementa a anterior. Essa nada mais é do que a ação do target passar informações importantes em troca de uma recompensa ou até mesmo um benefício. Isso pode ser uma oferta especial, por exemplo.
- Relacionar: nem todo cliente em potencial pode estar devidamente preparado para realizar uma compra. E, todas as ações aqui propostas podem ser vitais para mudar esse cenário.
- Vender: O grande momento! O processo de venda poderá estar imerso em todas as estratégias que foram construídas até aqui.
- Analisar: No marketing de conteúdo permite uma melhor avaliação de resultados e também para confirmar se todo o investimento feito e sua estratégia é de fato o mais qualitativo. Esse aspecto poderá até mesmo orientar o redator responsável pelo conteúdo autêntico da sua marca no ambiente digital.
Em suma, contar com o conhecimento de um redator e ainda uma consultoria especializada poderá lhe ajudar nessa empreitada! Certamente, o marketing inbound poderá render resultados promissores para o seu negócio!