Você já ouviu falar do SEO local? Aliás, já parou para pensar quantas pessoas podem estar buscando pelo seu nicho de mercado nesse momento na internet? E, mais: quantas dessas pessoas poderiam ser promissores contatos ou potenciais clientes? Quem possui um negócio local certamente deve pensar nessas questões.
Para começar, as estratégias voltadas para otimizar os resultados de buscas são um fator crucial para as ações de Marketing Digital. E, não é nenhuma novidade que o Google é um aliado para esse cenário.
De forma simplificada, podemos dizer que o Google é uma espécie de vitrine para muitos negócios. Isso vale tanto para àquele restaurante de esquina ou para uma loja perto da nossa casa.
Portanto, são essas buscas de dados e informações acerca desses negócios locais que estão sob o radar das ações do SEO local, sabia? Mas, para entender isso, é necessário fazer um breve aprofundamento no assunto. Confira nesse conteúdo uma série de informações sobre o tema.
O que é SEO local?
Primeiramente, SEO local nada mais é do que a união de determinadas estratégias que ajudem na otimização dos buscadores.
O objetivo central da adoção dessas estratégias é justamente melhorar o posicionamento de um negócio ou marca para os usuários que estejam buscando soluções dentro da sua região.
Além disso, são estratégias voltadas para o site de uma empresa, bem como para o Google Meu Negócio, por exemplo. Portanto, o SEO local é focado em pesquisas que tenham o apoio de um componente valioso: o geográfico. E, é justamente isso que o diferencia.
A localização do usuário e o valor dessa informação
O grande ponto nessa estratégia é a localização do usuário e do negócio. Quando uma pessoa busca por produtos ou serviços perto de seu endereço ou até mesmo em sua cidade, ela aciona o algoritmo de busca local.
Isso acaba por modificar a maneira como o Google irá apresentar os resultados relacionados à busca. Aqui, a principal proposta do Google é, portanto, oferecer uma melhor experiência para as pesquisas.
E, para que isso seja realmente possível, ele dedica um amplo aparato de resultados e com agilidade.
Diante do aumento das buscas em dispositivos móveis, o componente geográfico tornou-se ainda mais relevante para o Google. Afinal, nossos celulares estão sempre acompanhando nossas principais ações na internet. Isso exige que os buscadores tenham respostas mais inteligentes e relevantes, levando em conta a localização do usuário em tempo real.
Como fazer SEO local
A lógica acaba sendo relativamente a mesma para toda e qualquer pesquisa feita no Google. Nesse caso, será preciso otimizar o site da sua empresa levando em conta os fatores do buscador. E, esses fatores são os mesmos para qualquer modelo de rankeamento em SEO.
Entretanto, há algumas diferenças que precisam ser consideradas para adoção de uma estratégia eficiente. Primeiramente, há um fator crucial a ser levado em conta – ele é o Google Meu Negócio.
A ferramenta é realmente um diferencial para aprimorar os resultados locais de busca. Isso porque é desse recurso que o Google consegue obter o maior volume de informações acerca da sua marca ou empresa.
Outro ponto relevante é o componente geográfico acerca das buscas locais. Em outras palavras, é esse aspecto que contribui para as buscas por backlinks para negócios de uma determinada região. O mesmo vale para a produção de conteúdo.
Um site responsivo faz toda a diferença!
Quando falamos em SEO local, isso está automaticamente relacionado em ter um site responsivo. Essa é, certamente, a estratégia de otimização “on page”. Já que as buscas via mobile aceleram nos últimos anos, as buscas locais também ganharam destaque.
Em outras palavras, é indiscutível o fato de que o site da sua empresa possa ser acessado de todo e qualquer dispositivo.
Além disso, o Google não é chamado de “guru” de maneira leviana! Isso porque ele sabe quando um site oferece uma boa experiência de navegação, independente do tamanho da tela do usuário.
O conteúdo deve ser estratégico para um negócio local
Além de um site responsivo, outro recurso para uma otimização eficiente é o Marketing de Conteúdo. Ele deve e precisa ser focado em sua região para surtir os resultados almejados.
Em outras palavras, a estratégia deverá incluir a produção de conteúdo que tenham relação com a região do seu negócio local. Vamos supor que você possui uma loja de roupas no litoral paulista.
Nesse caso, será preciso fazer posts com dicas pontuais, como falar sobre dicas de moda praia, por exemplo. Outro aspecto determinante é fazer uma pesquisa voltada para as principais palavras-chaves. Elas deverão atender as buscas locais para a sua região com base no nicho do seu negócio.
Existem recursos que ajudam nessa pesquisa, mas, por outro lado, existem consultorias especializadas que ajudam a elaborar uma estratégia completa nesse sentido.
Uma consultoria SEO especializada poderá não apenas adaptar o site no modelo estratégico ideal como também elaborar um plano de conteúdos assertivos e de maneira constante.
Quais conteúdos são eficientes para a estratégia de busca local?
A obtenção de um blog para e-commerce pode ser o ponto de partida para o uso das boas práticas do SEO local. Por meio dele, será possível abordar, por exemplo, notícias e acontecimentos locais que sejam relacionados à sua marca ou empresa.
Aqui, as palavras-chaves poderão ajudar a orientar melhor a publicação do Google Posts. Vale destacar que esses conteúdos são vistos pelo Google de maneira assertiva e, por esse motivo, é uma estratégia de marketing de conteúdo importante.
Outra alternativa valiosa são as FAQs. Quanto mais sua página for completa, com perguntas e respostas, mais isso ajudará a manter um melhor posicionamento da sua marca em meio às buscas.
Conclusão
Se a sua meta é realmente fazer com que seu negócio local seja visto por mais pessoas, a adoção de estratégias em SEO local é indispensável.
Além disso, você pode contar com o apoio de uma equipe especializada no assunto, que irá traçar estratégias focadas nas principais necessidades da sua empresa para compor os resultados ideais. O SEO local pode ajudar a elevar as vendas da sua empresa e também contribuir para que ela seja uma referência na sua região de atuação.
Iniciando a prática.
oque eu preciso para cadastrar meu negocio local hoje mesmo ?
Simples…
Apenas uma conta no gmail, se ainda não tem crie um aqui https://mail.google.com/
Após criar a conta ou se você ja tem esta conta acesse o google meu negocio
A primeira coisa para criar é o nome da sua empresa, se sua empresa tem um Negocio muito especifico como por exemplo borracharia, coloque barracharia no nome também, isso vai ajudar no SEO local e vai ajudar as pessoas e possíveis clientes sobre oque é sua empresa.
O próximo passo pede para se repetir o nome da sua empresa, siga os exemplos do passo anterior pensando no SEO local.
Na próxima etapa vamos escolher em qual categoria se encaixa o seu negócio local, essa parte é muito importante pois é um aspecto pesquisado, exemplo abaixo o restaurante, se uma pessoa pesquisar no google por restaurante argentino não deverá aparecer restaurante inglês ou vice-versa.
No próximo, passo é o mais simples.
Se você esta aqui por que tem um negocio local e quer otimizar o SEO dele selecione sim e siga.
Agora outra parte muito importante.
Digite o endereço corretamente bem detalhado.
Sugiro pesquisar primeiramente no Google maps e ter certeza que não tem nenhum negocio local já cadastrado.
Próximo passo selecione se atendi clientes fora, como por exemplo atendimento a domicílio.
Nesta parte você coloca seu telefone, obs : coloque o telefone corretamente pois pode ser usado na validação e vai ficar disponível para os clientes que pesquisarem por sua empresa .
Próxima linha coloque seu site, caso não tenha veja aqui como podemos ajudar
Após esta parte vice confirma todos os dados e faz a validação.
a validação pode ser feita via telefone ou via correio.
Via correio é enviado uma carta para o seu estabelecimento em até 12 dias, após isso você será levado a parte onde digita o código e valida seu cadastro.
Após validação de cadastro, sua empresa começa aparecer organicamente no google via SEO local e google maps.