Melhorar o desempenho de seu site

melhorar desempenho do site

Resolvi criar este post devido a uma grande demanda de pessoas que precisam otimizar seus sites para ter melhor desempenho para seus visitantes e também para ter mais visitantes.


Hoje o grande critério para aumento de tráfego orgânico é a velocidade de seu site o desempenhos, pois o Google não quer deixar que apareçam sites lentos para as pessoas clicarem nas primeiras posições.

Aqui eu vou te mostrar com plugins, temas, sugestões, etc.. vou dar exemplos para você não perder estes visitantes por questões de velocidade e ter um SEO bem apurado caso continue acompanhando nosso blog nas redes sociais.

Primeiramente, os exemplos aqui foi em cima do WordPress, então esses tutoriais de desempenho é somente para WordPress, certo e outra coisa que vou te falar é : “Você está fazendo um site para os visitantes e não para você!!!”.

Otimização de velocidade wordpress

Eu digo isso para diversas pessoas, pois muitos acham bonito aquilo, lindo aquilo outro, e querem uma funcionalidade super complexa e que os usuários pouco vão usar, cada funcionalidade que você coloca em seu site isso significa um tamanho, uma requisição, um peso em seu servidor.

Então mantenha o bom senso, crie algo agradável e que a pessoa tenha o que ela espera em seu site, chame a atenção pelo menos é mais pois é isso que está ditando o futuro hoje.

Então vamos lá eu vou separar em passos, sugiro seguir na ordem mais não que seja obrigatório e nem é obrigatório seguir todos os passos, faça as melhorias até deixar o site ao seu agrado e a visitantes.

Os testes vão ser feitos nos links abaixo.

https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

https://gtmetrix.com/

Ambos são testes relevantes.

  • Passo 1:

Verifique todos os plugins e temas que vai utilizar, o que não for desative e exclua, mesmo o plugin ou tema desativado ele consome recursos do seu servidor então excluir todos eles que não for utilizar ou que não tenha tanta necessidade dará um inicio ao ganho de desempenho e velocidade em seu site.

De preferência para plugins leves ou que fazem mais coisas em um só, tome cuidado com addons em excesso, utilize temas que é realmente necessários ou se vai fazer muitas alterações sugiro usar o Elementor Pró, te dá um grande número de funções sem pesar muito em seu site.

  • Passo 2:

Imagens é um dos grandes vilões, então você precisa comprimir suas imagens, existem alguns sites que podem comprimir essas imagens pra voce, segue abaixo alguns deles.

https://www.iloveimg.com/pt/comprimir-imagem/comprimir-jpg

https://compressjpeg.com/pt/


Caso voce ja tem muitas imagens em seu site ou tem um portal de notícias indico usar um plugin Premium para compactar estas imagens e indico o Smush, ele checa as imagens e imprimi em massa 

Otimização de velocidade imagens

Este plugin também tem diversas opções de configurações, abaixo vou colocar um print das configurações recomendadas.

velocidade imagens

Na minha opinião esta compressão de imagens não perde qualidade e tem um grande ganho de desempenho, a velocidade na navegação do seu site depende muito das imagens então não tem porque ter imagens em HD se o que ela tem que passar é uma informação da sua marca.

Passo 3:

Também poderia ser passo 1, mais coloquei como passo 3 porque imagino que talvez você comprou um plano de 1 ano antecipado de sua hospedagem e não quer comprar outra e ter este gasto.

Mais a hospedagem tem um fator importante quanto a velocidade de seu site, cada hospedagem tem seu desempenho, mas para colocar um ponto final nisso você precisa encontrar a hospedagem certa levando em consideração fator qualidade, valor e confiabilidade.

Sempre indiquei muito a hostgator, mas atualmente ela vem atrasando alguns sites meus e comecei a migrar alguns para a hostinger, a hostgator sempre esteve a um passo na frente porém a Hostinger pensando em custo x benefício é a hospedagem certa no momento.

Se você não tem preocupação em gastos ou tem algum projeto maior que um site institucional ou um blog, indico a você contratar um plano de VPS ou Cloud, onde o processamento é melhor e o site vai ter um melhor desempenho.

<h2> Passo 4: </h2>

  • Cache.
  • Comprimir Javascript.
  • Comprimir CSS.
  • Adicionar LazyLoad
  • Combinar JavaScript
  • Combinar CSS
  • Diminuir Requisições do servidor.

Todos estes passos você faz com apenas um Plugin Premium, indico Premium porque os Plugins free nem todos fazem todas estas funções, então se quer uma solução completa te indico dois Plugins Premium.

  • WP Rocket
  • WP Super Cache

Abaixo vou deixar as configurações recomendadas para o Wp Super Cache.

Configuração cache WordPress

Neste momento eu Lembro você, seu site vai começar a ficar mais rápido com um bom desempenho para os mecanismos de busca e para seus visitantes, mas você precisa limpar o cache toda vez que mudar algo em seu site.

Configuração cache WordPress

Indico também excluir o mínimo de cache possível durante o dia, para não atrapalhar a navegação de seus usuários, ainda mais se seu site possui mais de 1 editor, mantenha uma regra de horário para edição, um horário que não tenha muitas pessoas.

Sempre limpe o banco de dados, sempre fica sujeira armazenada pelo site.

Configuração cache WordPress

Faça um backup de seu banco de dados antes.

Configuração cache WordPress

A utilização de CDN também é muito bom para ter um melhor desempenho em seu site, mas isso fica para um outro artigo, pois é algo um pouco mais avançado mas não difícil e pode derrubar o seu site por algumas horas.

Passo 5:

Detalhes finais para otimização do site.

Este passo é a cereja do bolo, aqui dou algumas dicas que vai dar mais desempenho ao seu site e principalmente no painel de administração se possui mais de um editor.

Caso acompanha as dicas aqui do site você sabe que o melhor plugin para SEO é o Yoast SEO, e nele alguns recursos são carregados desnecessariamente, calma não precisa desinstalar este plugin e nem faça isso.

Vamos criar uma regra e desativar o carregamento de um diretório desnecessário, para isso siga os passos -> vai para o menu do YOAST SEO -> FERRAMENTAS

Melhoria de desempenho

Após isso clicar em editor de arquivo:

Melhoria de desempenho

E no robots.txt acrescentar a seguinte linha abaixo.

Disallow: /wp-includes/

Após isso salvar, pronto mais uma etapa para ter seu site veloz foi concluída.

A próxima parte para melhorar agora o desempenho do site mais para o administrador e o editor é controlar o Heartbeat do seu site, e para isso você vai instalar e ativar o seguinte plugin :

Melhoria de desempenho

Após isso, va para as configurações do plugin, voce tem duas opções, escolher modificar e colocar 200 que é a melhr opção caso queira modificar, ou desativar completamente, no meu caso para este site eu deixei desativado.

Melhoria de desempenho Heartbeat

Oque isso significa ? significa que estou deixando de lado o salvamento de rascunho automático dos meus posts, deixando de lado a verificação de atualizações automatica porem entretanto estou ganhando em desempenho para meus visitantes.

Lembre-se, o site não é para você, coloque-se na cabeça de seus visitantes, clientes ou quem pretende te achar, eles preferem visitar sua página sem se aborrecer com um monte de funcionalidades.

Uma última coisa é deixar seus plugins e temas se possível e for de graça, deixar atualizados, pois os produtores também lançam melhorias de desempenhos para deixar o plugin ou os temas mais rápidos.

Essas foram algumas dicas de melhoria de desempenho para seu site, caso tenha alguma outra dica sobre melhorias, por favor deixe seu comentário será muito útil para ajudar os próximos leitores.

Caso tenha algum projeto que precisa de ajuda e algumas coisas aqui não consegue colocar em prática solicite o contato que vamos entender seu projeto e a melhor forma de te ajudar

Como escolher nomes para loja virtual
Consultoria

Saiba como escolher os nomes para loja virtual

Fazer a melhor escolha dos nomes para loja virtual é um dos primeiros passos na hora de pensar nas melhores estratégias para seu negócio! E, esse é um fator que até mesmo independe do tipo de segmento. Ou seja, a escolha de um bom nome para e-commerce é algo crucial! Mas, nem todas as pessoas possuem criatividade para tomar uma decisão tão importante, não é mesmo? E, isso é ainda mais evidente quando a ideia é encontrar um nome que permita identificar os valores do seu negócio como um todo ou para chamar atenção do público-alvo. Diante disso, para ajudar novos empreendedores nessa empreitada, elaboramos um guia que poderá ajudar muito nesse processo! Quer saber como escolher o melhor nome de loja virtual? Então confira mais detalhes no decorrer desse conteúdo. Para escolher os nomes para loja virtual, evite possíveis limitações O primeiro ponto que merece ser levado em consideração na hora de escolher o nome para e-commerce é bem simples! Ou seja, a escolha nunca poderá limitar uma oportunidade de ampliar sua linha de produtos. Da mesma maneira, nomes que possam acarretar uma limitação geográfica também nunca são uma boa ideia. É muito comum que algumas pessoas possam usar nomes de bairros, cidades ou estados para compor sua escolha. Portanto, procure fugir desse que parece ser sempre o caminho mais fácil, principalmente se você

Leia Mais »
O blog é a principal estratégia de marketing
Consultoria

Marketing de conteúdo: Como crescer e ter sucesso em seu negócio

O marketing de conteúdo pode ser uma experiência muito bem sucedida, mas um tanto intimidadora para algumas pessoas! Especialmente se você nunca usou o método antes para obter destaque nos motores de busca. De fato, o processo envolve muita informação, embora o conceito seja realmente simples. Diante disso, você pode escolher uma marca conhecida e assim obter alguns argumentos iniciais sobre sua eficiência. Em linhas gerais, essa estratégia de marketing pode gerar publicidade com novos leitores para o seu site. Ou seja, se você se certificar de que possui um bom conteúdo, seu problema de tráfego será resolvido. Postar artigos para o seu blog podem ajudar a demonstrar  os valores da sua empresa, bem como o seu humor e integridade. Além disso, é uma maneira de convencer sua base de leitores de que você é um profundo conhecedor do seu nicho de mercado. Em outras palavras uma autoridade do assunto que permeia o universo da sua empresa. A criatividade é o ponto de partida do marketing de conteúdo Uma maneira de gerar interesse ao ser criativo quando em seus ambientes na internet é criar um blog. Em outras palavras, o blog é muito versátil, podendo ser atrelado ao seu site de vendas, por exemplo. Além disso, e você pode usá-lo para obter feedback de cada um dos seus clientes e potenciais clientes. Para tanto, o

Leia Mais »
As técnicas de SEO ajudam nos resultados dos motores de busca
Consultoria

Motores de busca: Como encontrar sucesso com a otimização do seu site

Conforme a web mundial cresce a concorrência por sites também cresce, ou seja, os motores de busca possuem grande relevância! Por isso, ter um bom conteúdo é inútil se ninguém se interessa por ele, concorda? Diante disso,  algumas dicas e técnicas de SEO (Seach Engine Optmization) podem ajudar a aumentar a presença do seu site. Existem muitas formas diferentes de manter um site otimizado! Nesse caso, será possível obter resultados mais produtivos se o seu site for considerado intuitivo, ou seja, for fácil de usar. Em outras palavras, o desempenho otimizado resultará em uma experiência melhor para o usuário de maneira geral. Melhores resultados para os motores de busca Um fator importante de SEO não é apenas investir em um bom site, mas ter bons resultados com um gasto menor de tempo nele. Além disso, pequenas coisas podem ajudar com que o site tenha uma melhor posição no ranking. E, isso tem relação com o conteúdo também sabia? Como resultado, é importante investir em uma linha de pensamento no texto e usá-lo de forma estratégica em cada uma das áreas do seu ambiente. É o que chamamos de “call to action”. Ou seja, usar palavras como “clique aqui” é uma boa oportunidade, desde que isso integre também mais palavras-chave. Usar palavras-chave como texto âncora é outra maneira de ganhar pontos rapidamente no motor de busca.

Leia Mais »
manter um blog para ecommerce é marca registrada do atual comércio eletrônico
Consultoria

O aumento do comércio eletrônico

O aumento do comércio eletrônico vem alcançando marcas realmente expressivas. E, isso é algo marcado até mesmo pelo atual momento que estamos vivenciando, ou seja, a pandemia do novo Coronavírus. Com isso, adotar estratégias como manter um blog para ecommerce nunca fez tanto sentido! Diante das evidentes restrições para promover a redução da disseminação do vírus, ficar em casa foi uma das principais saídas. Por outro lado, isso acabou favorecendo de maneira substancial o comércio eletrônico. Vale lembrar que esse crescimento não se deu apenas no Brasil, na verdade, os resultados mundiais indicam um resultado muito acima do esperado. Onde as vendas do comércio eletrônico aumentaram no Brasil? Ao todo, as vendas online tiveram um crescimento em 27 estados brasileiros. Mas em 17 deles as vendas firam bem acima da média nacional que é de 137%. Além disso, 13 desses estados ficam concentrados no Norte e também no Nordeste. Quem lidera o ranking no aumento das vendas online é o estado do Acre (951%). Ele é seguido por Rio Grande do Norte (416%), Rondônia (409%), Sergipe (373%) e Alagoas (340%). Já na região Sudeste, o estado do Espírito Santo apresentou o aumento mais expressivo do comércio eletrônico brasileiro. O estado atingiu 236%, seguido de Minas Gerais com 231%, Rio de Janeiro com 154% e São Paulo com 96%. Em São Paulo, vale registrar que o

Leia Mais »
O marketing de relacionamento pode contribuir para fidelizar mais clientes para sua empresa
Consultoria

Marketing de Relacionamento

Você sabe o que é de fato o marketing de relacionamento? Ou até mesmo porque adotar um plano de marketing possui uma grande importância para diversos tipos de empresas? Contar com uma consultoria especializada nesse sentido pode ser um passo importante para resultados promissores! Responder não para os dois questionamentos acima pode ser um fator preocupante. Afinal, isso pode significar que a sua empresa está de certa forma em desvantagem. Ou seja, atrás da sua concorrência – e esse nunca é um bom cenário. Além disso, é importante destacar que a quantidade de empreendedores que se atentam à importância do marketing em suas empresas é algo que cresce exponencialmente em meio às ações de mercado. Isso é um sintoma pertinente diante da intensa concorrência de empresas pertencentes ao mesmo setor. Afinal, muitas empresas podem oferecer os mesmo produtos e serviços – então, é preciso adotar estratégias para obter destaque. Portanto, se você almeja conquistar uma maior quantidade de clientes de maneira eficiente, conhecer essa estratégia poderá ser o melhor caminho! Afinal, o que é marketing de relacionamento? Em linhas gerais, o marketing de relacionamento consiste em uma estratégia de marketing que tem a finalidade de conquistar e fidelizar mais clientes. Diante disso, é importante ter em mente que as estratégias que forem adotadas serão capazes de contribuir para o reforço da aproximação da empresa e

Leia Mais »
O marketing de conteúdo é composto por um conjunto de aspectos. A redação de conteúdo estratégica é um dos pilares do Marketing Inbound
Consultoria

Marketing inbound: O que você deve saber sobre essa estratégia?

O que vem à sua cabeça quando você pensa em marketing inbound? Um bom marketing de conteúdo?  Um redator com expertise para pensar na abordagem em mídia digital? Ou tudo isso junto? Se a sua resposta foi a última questão, saiba que já está no caminho certo! Isso porque o conceito é justamente apontar para um conjunto de estratégias com objetivos fundamentais. Ou seja, é o melhor caminho para que o seu negócio não somente atraia, mas também converta mais clientes! O marketing inbound é a mesma coisa que o marketing tradicional então? Essa é a principal dúvida que as pessoas tendem a ter quando pensam em marketing inbound! Mas, é bom destacar que o marketing tradicional segue um caminho diferente no final das contas. Para exemplificar isso de forma mais objetiva, basta pensar que a estratégia de marketing aqui é de que o cliente vá atrás da empresa, e não o contrário. Para que esse seja um resultado possível, o foco é explorar canais relevantes, como os mecanismos de busca, as redes sociais e também os blogs. Mas, o que é essa estratégia de conteúdo afinal? Abordar o conceito para esse tipo de estratégia de conteúdo é determinante! Afinal, você precisa entender tudo que envolve esse assunto para saber quais os possíveis caminhos a serem seguidos, concorda? Diante disso, podemos afirmar que o inbound

Leia Mais »
O marketing de conteúdo e otimização de sites são estratégias primordiais para conquistar mais clientes!
Consultoria

Branded Content: O que é? Como ele ajuda no sucesso da sua marca?

Você sabe o que é branded content e até mesmo como essa estratégia contribui com resultados promissores? Quando o assunto é marketing de conteúdo e otimização de site, é fundamental apostar nas estratégias certas, sabia? E, um excelente exemplo disso é esse conceito. Aliás, essa pode ser apontada como uma solução até mesmo considerada inovadora. Isso é ainda mais evidente quando pensamos dos evidentes desafios em relação à transmissão de uma mensagem relevante de sua marca! Afinal, o que é branded content? Primeiramente, é importante traduzirmos esse termo para que você possa entender o conceito. O branded content, em tradução para o nosso idioma quer dizer “conteúdo de marca”. Ou seja, nada mais é do que a criação de conteúdo. Esse aspecto que possui uma total relação com o universo da sua marca. Esse marketing de conteúdo deve ter ainda absoluta qualidade e, principalmente, relevância para o seu target, ou seja, público alvo. Dessa maneira, a forma como você estabelece a divulgação da sua empresa agrega mudanças substanciais. Nesse caso, no lugar de apenas ser associada à dinâmica de anúncios para a otimização de site, por exemplo, a marca passa a ser relacionada a informação de valor. Mãos à obra! Agora que você já sabe um pouco mais acerca dessa estratégia e como ela é uma aliada para o sucesso da sua empresa ou marca,

Leia Mais »
Manter um blog para ecommerce é uma estratégia de marketing de conteúdo indispensável e que pode ser consuzida por uma consultoria SEO e um redator especializado
Consultoria

O blog para ecommerce é um aliado para aumentar as vendas! Entenda!

Um blog para ecommerce não é apenas mais uma estratégia de marketing de conteúdo para sua empresa, sabia? Na verdade, ele pode ser um aliado para aumentar as vendas, principalmente quando gerido por um redator e uma consultoria SEO. Em linhas gerais, ele pode ser considerado um recurso fundamental para que você conquiste ainda mais visibilidade para sua marca ou empresa! Além disso, ele é capaz de lhe agregar mais autoridade em seu nicho de atuação e fidelizar mais pessoas. Em outras palavras, potenciais clientes. Ter ou não ter um blog para ecommerce, eis a questão! Primeiramente, é bom destacar que diante de tantas estratégias e possibilidades para o mercado virtual, é natural que muitas pessoas tenham dúvidas sobre os melhores caminhos e práticas a serem adotadas. Entretanto, não importa o quanto o mercado mude ou até mesmo o consumidor. A comunicação é sempre algo indispensável para toda e qualquer empresa! Ou seja, ter um blog com uma boa estratégia em SEO poderá conduzir sua loja virtual a resultados otimistas. Vale ainda lembrar que o mercado sempre está exigindo dos empreendedores bons resultados e diferenciais! Portanto, um blog para loja virtual pode ser considerado uma das estratégias de marketing mais eficientes. Mas, para compreender isso, entenda o que é um blog! Toda e qualquer pessoa que esteja em busca de um produto ou serviço recorre

Leia Mais »
SEO vs SEA? Saiba qual a melhor estratégia para seu negócio online
Consultoria

SEO vs SEA – Qual é considerada a melhor opção afinal?

SEO ou SEA? Quando o assunto é entender os motores de busca e as estratégias de publicidade, as dúvidas são algo natural! O Google pode ser um grande aliado na hora de promover seu negócio online, mas é preciso compreender como usá-lo ao seu favor! Primeiramente, é importante destacar que os motores de busca do Google são ferramentas extremamente relevantes. E, isso fica ainda mais evidente para quem possui um negócio online, como um e-commerce, por exemplo. O que é o SEO? Em linhas gerais, SEO Seach Engine Optmization  é o caminho que possibilita aprimorar seu ambiente online. Para tanto, a estratégia foca no conteúdo e ainda em sua estrutura. O intuito é que seu negócio online tenha uma melhor visibilidade nos motores de busca. Nesse caso, as boas práticas de SEO aplicadas em seu site e conteúdo deverão apostar em alguns termos relevantes, como: Uso de keywords (palavras-chave) que sejam de fato relevantes para sua marca Conteúdos que sejam relevantes, informativos e também únicos Palavras de transição Parágrafos curtos e elaborados de maneira estratégia Título e subtítulos (H1, H2 e H3) Meta-descrição Como o SEO poderá lhe render bons resultados? Como resultado da aplicação das boas práticas de SEO, o objetivo é que seu negócio online tenha um melhor posicionamento nas buscas. Isso levando em conta que as buscas serão de forma totalmente orgânica.

Leia Mais »
Marketing de conteúdo é vital em um blog para ecommerce! Conte com uma boa consultoria SEO de um redator especializado no assunto!
Consultoria

Marketing Inbound: Seu negócio está preparado?

Você já parou para pensar sobre a importância do marketing inbound para seu negócio? Ter um blog para para seu site ou ecommerce, pensar na consultoria SEO e contar com a expertise de um redator é fundamental, sabia? Aliás, esse é o melhor caminho para que você coloque sua empresa em destaque e ainda seja capaz de atrair novos clientes. Entretanto, isso somente é possível quando se entende a importância dessa estratégia de marketing de conteúdo. De maneira geral, considerar esse conhecimento está diretamente relacionado à obtenção de uma presença relevante no ambiente online. Como resultado, essa é uma das chaves para conquistar mais clientes. Ou seja, o marketing inbound consiste em uma alternativa cada vez mais necessária e indispensável! E, certamente, seus concorrentes já entenderam esse aspecto! O que é marketing inbound? O inbound marketing nada mais é do que uma estratégia usada por um redator, sendo ela voltada para a comunicação. De maneira geral, consiste na elaboração e ainda compartilhamento de conteúdos que sejam de fato relevantes. Essa relevância refere-se ao que o seu público-alvo de fato deseja ver. Ou seja, o conteúdo deverá ser atrativo para que mais potenciais clientes tenham interesse pelos seus produtos ou serviços. Como resultado, ele torna-se uma importante abordagem, atuando de forma diferenciada da publicidade e propaganda tradicionais. O que sua empresa precisa considerar na hora de

Leia Mais »
Home office com o coronavírus
Notícias

O Home office veio para ficar mesmo após o coronavírus

O Coronavírus esta por toda parte, uma pandemia mundial, se algo é para ser tirado de vantagem é o aprendizado que as empresas vão ter com o Home Office. A área de tecnologia cresceu muito após toda catástrofe que ocorreu no mundo. Passaram as guerras mundiais, e os cálculos foram determinantes para a humanidade e grandes gênios surgiram dali, fora o aprendizado além disso. Foi levado mais a sério o uso das tecnologias e não como apenas coisa de nerd ou brincadeira pois foi com a ajuda da tecnologia que algumas guerras foram vencida e sempre após estas catástrofes a área de tecnologia ficava mais fortalecida. E não é diferente agora com o coronavírus, o home office vai aumentar muito pois todos sabem que a circulação de pessoas vai ser diminuída. Home Office já era algo pensado a um bom tempo e as vezes levava polemica ou resistência das empresas. O Coronavírus vai passar e os empresários vão perceber que não precisam alocar tanta gente nas empresas e a melhor medida é manter as pessoas em casa. Quais são as vantagens do Home Office para os empresários ? Os espaços das empresas vão ser menor pois não haverá a necessidade de manter muitas mesas com os funcionários em trabalhando em casa. Sem necessidade de pagar condução, e a condução esta ficando cada vez mais cara

Leia Mais »
Como aumentar o trafego da sua Loja Virtual
Empreendedorismo

Como aumentar o trafego da sua Loja Virtual

Hoje você vai saber como aumentar o tráfego de sua loja virtual com estratégia e Marketing Digital. Para quem este post é feito ? para qual tipo de loja virtual ? Para qualquer pessoa que tem uma Loja virtual e não consegue trazer visitantes ou trazer os visitantes mais não vende. via GIPHY Vou revelar algumas tecnicas e estrategias que muitos e commerces estão alavancando suas vendas na internet Tenho uma loja virtual mais não consigo trazer visitantes, o que fazer ? Bom, esta é a dúvida e um problema de muitos donos de lojas virtuais, alguns donos de lojas virtuais estão neste ramo porque tinha uma loja física ou tem e gostaria de ampliar suas vendas ou mesmo fechar suas lojas físicas e vender só pela internet. Também para aqueles que nunca tiveram loja e sabe o valor potencial de ter um negócio na internet. Vou listar cada estratégia e mostrar como tirar benefício dela. Ter um blog. Ter um blog que fale sobre produtos de sua loja ou e também que fale sobre assuntos relacionado a sua loja virtual. Porque ter um blog vai trazer mais visitas a minha loja virtual ? Sua loja virtual pode ter a descrição dos produtos e às vezes a quantidade do texto é menor do que a especificada para ter um bom SEO e alcançar as primeiras

Leia Mais »