Como ser blogueiro ou Blogueira

Como ser blogueiro ou Blogueira

No guia de hoje, você irá aprender como ser blogueira ou blogueiro, recebendo dicas valiosas que poderão fazer toda a diferença na sua nova empreitada.

Empreitada esta que podemos considerar promissora, repleta de oportunidades e com diversas possibilidades de ganho. Afinal de contas, blogs continuam sendo tendência de marketing nos últimos anos, provavelmente continuando a lançar novas roupagens por muito tempo.

Com dedicação, estratégias e constância qualquer pessoa que deseja iniciar seu trabalho com o blog, poderá alcançar patamares e valores impressionantes.

Para aprender tudo sobre como ser blogueiro ou blogueira, e garantir uma nova fonte de renda, continue com a leitura do artigo até o final!

Como ser blogueiro ou Blogueira

O que é ser blogueiro?

Antes de mais nada, vamos entender ao certo o que um blogueiro faz, para então começarmos a falar sobre como é possível se tornar um.

Blogs são extremamente antigos, e carregam muita história desde o início da Internet.

Entretanto, no passado, eles eram utilizados como diários, tendo pouca visibilidade comercial, e muito menos como estratégia de marketing.

Na época, e ainda hoje, muitas pessoas utilizavam seus blogs como uma forma de compartilhar suas experiências de sentimentos, relacionamentos, receitas, viagens, dicas, etc.

Como ser blogueiro ou Blogueira

Hoje, no entanto, ainda que muitos blogs com dicas e informações se mantenham como autoridade, passaram a dividir seu foco com outra finalidade, além de informar, aumentando a possibilidade de também oferecer lucro.

Dessas oportunidades nasceram os chamados digital influencers ou apenas influencers, que trabalham para promover produtos e serviços em suas páginas e redes, ganhando comissões e dinheiro em troca do alcance que geram às marcas.

Em outras palavras, podemos dizer que o blogueiro é a pessoa que pode ter um blog ou não(muitos blogueiros, na verdade, nunca nem tiveram blog, mas pela força do hábito se nomeiam assim), e que fala sobre um determinado nicho ou assunto.

Com o tempo e a constância, ele se torna referência no assunto, conquistando a confiança das pessoas que também se interessam pela mesma temática.

Dessa maneira, as marcas que possuem ligação com o nicho, para aumentar o alcance e humanizar a campanha, oferecem pagamentos (dinheiro ou permuta) aos blogueiros para que eles divulguem seus serviços ou produtos.

Sendo assim, podemos dizer que existem inúmeras possibilidades para rentabilizar a vida de um blogueiro.

Ele pode trabalhar com permutas, ganhando produtos ou acesso a locais em que divulga, pode ganhar como afiliado em sua página do blog, pode ganhar pelo Google Ads, pode oferecer consultoria em assuntos que domina, etc. São infinitas as opções!

Como ser blogueiro ou blogueira?

Agora que você já sabe como é o trabalho e deseja saber como ser blogueiro ou blogueira, vamos falar sobre a base.

Antes de darmos as dicas para estruturar sua carreira como blogueiro, precisamos firmar a base do que te transformará em um profissional diferenciado. Afinal de contas, blogs existem aos montes pela Internet, mas nem todos são bons o suficiente para se destacarem.

Você precisa ter um blog que se destaca para conseguir ser reconhecido e remunerado como deseja.

Sendo assim, iniciamos com algumas orientações bem básicas que vão te ajudar, como:

Conheça muito bem seu público

Antes de sair escrevendo e criando conteúdo na sua página ou nas redes, é fundamental que você conheça seu público.

Não importa aprender tudo sobre como ser blogueiro ou blogueira, se você não se importa com quem acessa seu conteúdo. Não se esqueça nunca: para ter sucesso com seu negócio online, é preciso ter uma boa audiência.

Essa audiência pode ser estudada de acordo com um público que você já tenha ou a partir de pesquisas.

Se você é nutricionista, por exemplo, tem conhecimento sobre o tipo de pessoa que procura seus atendimentos, segue seu perfil e pede por dicas.

Mas, caso seu caso seja de iniciante total, é importante pesquisar em perfis concorrentes.

Dessa forma, você saberá o tipo de informações procuradas por pessoas que podem ter interesse no seu conteúdo. Além disso, também poderá melhorar o que seu concorrente não está oferecendo da melhor forma, e transformando em mais interessante, o que ele já está fazendo certo.

Observe os hábitos das pessoas que te seguem, e dos seguidores dos seus concorrentes.

Anote, estude e se comprometa. Você terá conteúdos úteis e valiosos!

Transforme seu blog em um blog profissional

Transforme seu blog em um blog profissional

Essa é uma dica importante em larga escala. Você precisa parecer profissional para ser levado a sério como um profissional.

Uma das grandes dicas sobre como ser blogueiro ou blogueira, é: esteja presente de maneira profissional em sua página e em suas redes sociais.

Caso seu público acesse mais o Youtube, invista em bons roteiros, boas capas, boas técnicas de SEO, etc.

Para seu blog, invista em um domínio pago, em uma boa hospedagem e em um layout organizado, de preferência intuitivo.

Muitos iniciantes se decepcionam ao perceber que precisam gastar dinheiro com seus blogs, mas é a única forma de tornar sua página mais profissional e muito mais bonita, atrativa.

Não somente para os visitantes, mas também para o Google.

Existem diversos planos de hospedagem + domínio com promoção, além de layouts, que oferecem preços mais em conta, mas que vão deixar seu blog incrível.

Esteja sempre presente nas redes sociais

Com toda a certeza, uma das melhores maneiras de colocar em prática o aprendizado sobre como ser blogueiro ou blogueira, é estando presente nas redes sociais.

Então

É importante que seus conteúdos sejam sempre pensados em quem irá ter acesso a eles, de preferência com boas opções de engajamento para crescimento do seu perfil em alcance e seguidores.

Converse, responda comentários, stories, curta, faça enquetes.

Esteja presente, mostre que você é igual aos seus seguidores, e que seus conteúdos são interessantes sim, mas acima de qualquer coisa, úteis. Mostre que você se importa.

Esse é um dos maiores segredos para o sucesso de um blogueiro ou blogueira.

Descubra que tipo de blogueiro você deseja ser

Transforme seu blog em um blog profissional

Como dito anteriormente, muitas pessoas são consideradas blogueiras sem nunca terem tido blogs.

Isso ocorre, pois são influencers digitais, e como as blogueiras/blogueiros iniciaram esse conceito, acabamos associando todos os influenciadores a blogueiros.

No entanto, é preciso escolher de que tipo você deseja ser. O blogueiro do Youtube? Do TikTok? Do Instagram? Ou o blogueiro que realmente tem blog?

Escolha o perfil que melhor se encaixa, e se encontre com a opção que mais te representa.

Como ser blogueiro ou Blogueira
Consultoria

Como ser blogueiro ou Blogueira

No guia de hoje, você irá aprender como ser blogueira ou blogueiro, recebendo dicas valiosas que poderão fazer toda a diferença na sua nova empreitada. Empreitada esta que podemos considerar promissora, repleta de oportunidades e com diversas possibilidades de ganho. Afinal de contas, blogs continuam sendo tendência de marketing nos

Leia Mais »
SEO local pode beneficiar seus negócios
Consultoria

SEO local: O que é e como ele pode beneficiar seu negócio

Você já ouviu falar do SEO local? Aliás, já parou para pensar quantas pessoas podem estar buscando pelo seu nicho de mercado nesse momento na internet? E, mais: quantas dessas pessoas poderiam ser promissores contatos ou potenciais clientes? Quem possui um negócio local certamente deve pensar nessas questões. Para começar,

Leia Mais »
Aplicativos de Delivery 2020
Empreendedorismo

Aumento do delivery em 2020: Qual o seu futuro?

O delivery em 2020 foi muito além de uma tendência de mercado, mas sim uma alternativa para suprir a necessidade de muitos brasileiros. Em tempos de pandemia, muitas empresas tiveram que repensar sua metodologia de atendimento e vendas. Por isso, os aplicativos de delivery tiveram um salto substancial no mercado.

Leia Mais »
Como escolher nomes para loja virtual
Consultoria

Saiba como escolher os nomes para loja virtual

Fazer a melhor escolha dos nomes para loja virtual é um dos primeiros passos na hora de pensar nas melhores estratégias para seu negócio! E, esse é um fator que até mesmo independe do tipo de segmento. Ou seja, a escolha de um bom nome para e-commerce é algo crucial!

Leia Mais »
O blog é a principal estratégia de marketing
Consultoria

Marketing de conteúdo: Como crescer e ter sucesso em seu negócio

O marketing de conteúdo pode ser uma experiência muito bem sucedida, mas um tanto intimidadora para algumas pessoas! Especialmente se você nunca usou o método antes para obter destaque nos motores de busca. De fato, o processo envolve muita informação, embora o conceito seja realmente simples. Diante disso, você pode

Leia Mais »
manter um blog para ecommerce é marca registrada do atual comércio eletrônico
Consultoria

O aumento do comércio eletrônico

O aumento do comércio eletrônico vem alcançando marcas realmente expressivas. E, isso é algo marcado até mesmo pelo atual momento que estamos vivenciando, ou seja, a pandemia do novo Coronavírus. Com isso, adotar estratégias como manter um blog para ecommerce nunca fez tanto sentido! Diante das evidentes restrições para promover

Leia Mais »
O marketing de relacionamento pode contribuir para fidelizar mais clientes para sua empresa
Consultoria

Marketing de Relacionamento

Você sabe o que é de fato o marketing de relacionamento? Ou até mesmo porque adotar um plano de marketing possui uma grande importância para diversos tipos de empresas? Contar com uma consultoria especializada nesse sentido pode ser um passo importante para resultados promissores! Responder não para os dois questionamentos

Leia Mais »
O marketing de conteúdo e otimização de sites são estratégias primordiais para conquistar mais clientes!
Consultoria

Branded Content: O que é? Como ele ajuda no sucesso da sua marca?

Você sabe o que é branded content e até mesmo como essa estratégia contribui com resultados promissores? Quando o assunto é marketing de conteúdo e otimização de site, é fundamental apostar nas estratégias certas, sabia? E, um excelente exemplo disso é esse conceito. Aliás, essa pode ser apontada como uma

Leia Mais »
Manter um blog para ecommerce é uma estratégia de marketing de conteúdo indispensável e que pode ser consuzida por uma consultoria SEO e um redator especializado
Consultoria

O blog para ecommerce é um aliado para aumentar as vendas! Entenda!

Um blog para ecommerce não é apenas mais uma estratégia de marketing de conteúdo para sua empresa, sabia? Na verdade, ele pode ser um aliado para aumentar as vendas, principalmente quando gerido por um redator e uma consultoria SEO. Em linhas gerais, ele pode ser considerado um recurso fundamental para

Leia Mais »
SEO vs SEA? Saiba qual a melhor estratégia para seu negócio online
Consultoria

SEO vs SEA – Qual é considerada a melhor opção afinal?

SEO ou SEA? Quando o assunto é entender os motores de busca e as estratégias de publicidade, as dúvidas são algo natural! O Google pode ser um grande aliado na hora de promover seu negócio online, mas é preciso compreender como usá-lo ao seu favor! Primeiramente, é importante destacar que

Leia Mais »