O delivery em 2020 foi muito além de uma tendência de mercado, mas sim uma alternativa para suprir a necessidade de muitos brasileiros. Em tempos de pandemia, muitas empresas tiveram que repensar sua metodologia de atendimento e vendas. Por isso, os aplicativos de delivery tiveram um salto substancial no mercado.
De acordo com dados apurados pelo site Statista, no mês de março a quantidade de downloads de apps de delivery apresentou um crescimento de pouco mais de 120%. Isso em comparação com o mesmo período do ano de 2019 em todo território nacional.
Já em 2017, apenas 47% dos usuários com smartphone confirmavam ter ao menos um aplicativo de entregas de comida instalado. Mas, em 2020 o cenário é bem diferente, com um aumento de 72%.
Mas, e para o ano de 2021? Qual será a verdadeira tendência dos apps de delivery no Brasil? Essas são certamente questões que não saem da cabeça de muitos empreendedores, não é mesmo?
Para compreender quais as perspectivas do mercado, confira dados e informações no decorrer desse conteúdo agora mesmo!
Qual a projeção para o delivery em 2020?
Muitos aspectos ajudam a confirmar não apenas a vantagem, mas também os ótimos resultados do delivery em 2020. O fato de poder pedir comida e outros itens com todo conforto, segurança e sem sair de casa já virou uma rotina para muitos. Ou seja, apenas favoreceu para que mais pessoas se rendessem a essa facilidade.
Isso ficou ainda mais evidente durante o isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19. O serviço de entregas de comida e demais itens passaram a ser praticamente indispensáveis para muitas pessoas.
De olho nas possíveis perspectivas para 2021, o mercado já começa a dar indícios que o crescimento poderá resultar em um maior aceleramento. Isso tanto é verdade que algumas previsões já indicam que o setor poderá movimentar aproximadamente 6,3 trilhões de dólares no mundo!
O investimento em tecnologias também acelera para atender a demanda
O investimento em novas tecnologias também é um forte indicio de que o mercado está aquecido com relação aos aplicativos de delivery.
Como resultado, em um futuro já bem próximo, o uso de determinados recursos poderá ser uma forte marca desse perfil de atendimento.
Um bom exemplo disso são os drones! Eles deverão ser cada vez mais usados no processo logístico de muitas empresas. Isso ficará ainda mais evidente para àquelas que querem aumentar a agilidade e eficiência de suas entregas.
O mercado de delivery em 2020 no Brasil
O Brasil foi, certamente, um dos que mais se destacou com relação aos aplicativos de delivery no ano de 2020.
Segundo apuração do Digital Marketing Outlook, a previsão para o Brasil é de encerrar o ano com uma média de 17,3 milhões de usuários em apps de delivery (serviços).
Já outras soluções, como restaurantes, terão um resultado ainda mais expressivo. A expectativa é de atingir uma marca histórica de 39 milhões de usuários únicos em todo o território nacional. Isso considerando o período até 2024.
Os principais motivos para essa mudança
Principalmente durante a quarentena ficou muito evidente a mudança de comportamento por parte do consumidor. Isso porque ele passou a dar ainda mais prioridade para a segurança, comodidade e também agilidade. Algo possibilitado pelo formato de atendimento adotado pelo sistema de delivery.
A facilidade de manter o distanciamento social e organizar melhor seus pedidos com um simples clique, já é parte da rotina de muitos. E, todos os estudos de mercado realizados no último ano permitem constatar que essa mudança veio para ficar. Ou seja, empreendedores que não se anteciparem a essas alterações de comportamento do consumidor, poderão perder espaço.
O que esperar para 2021?
Não resta dúvidas que o desafio em 2021 ainda será algo incontestável. Entretanto, a expectativa é que o crescimento nesse setor siga em franco crescimento!
As previsões permitem apontar que o setor poderá movimentar, trilhões de dólares em todo o mundo. Portanto, isso quer dizer que haverá espaço para muitos empreendedores nessa fatia de rendimentos.
Evidentemente é uma visão bastante otimista, principalmente se levarmos em conta todas as dificuldades que o setor de serviços vem enfrentando no decorrer de 2020. O principal impacto e a mudança de comportamento do consumidor frente à pandemia é o principal motivo.
Mas, os indícios permitem constatar que essa alteração de comportamento acerca do consumo de serviços deverá permanecer. E, isso poderá ser mantido mesmo após o cenário pandêmico mundial. Tudo isso deverá ser levado em conta no sentido de investir aplicativos de delivery e estratégias de comunicação.
Os nichos que poderão ser destaque em 2021
Alguns nichos poderão ser responsáveis por resultados mais promissores, seguindo a tendência de resultados avaliados nos aplicativos de delivery em 2020! Veja alguns exemplos:
- Take Away / Take Out: de acordo com um estudo realizado pelo Google, constatou-se que o formato de compra com retirada no local passou a ser uma opção relevante para muitos consumidores. O estudo aponta que essa opção de aplicativo de entregas passou a ser frequente para cerca de 39% dos clientes. Outra pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que cerca de 48% das pessoas ainda estão com receio de retornar a frequentar bares e restaurantes e, grande parte desses perfis passou a apreciar essa facilidade. isso gera indícios de que a modalidade continuará com bastante força em 2021.
- Dark Kitchen: são cozinhas industriais que visam atender pedidos de entrega. Ou seja, são restaurantes que não possuem uma loja. Essa modalidade permite reduzir potencialmente os custos operacionais e evita também o contato social. Além disso, é uma oportunidade para estabelecer marcas virtuais com um risco reduzido. De acordo com um estudo realizado pela Euromonitor International, esse modelo de mercado poderá gerar pouco mais de 1 trilhão de dólares até 2030.
- Marmita Gourmet: como resultado do cenário atual, essa é outra opção que poderá ter muita força para o setor em 2021. Esse modelo de delivery segue a linha priorizada pelos consumidores atualmente. Ou seja, praticidade, comodidade e agilidade. O mesmo vale para uma economia do cliente, principalmente para quem precisou se adaptar ao home office nos últimos tempos.
O fato é que todos os resultados do delivery em 2020 e as expectativas para 2021 serão um espelho do que estará por vir pelos anos seguintes. A tendência é que essa mudança não apenas se consolide, mas também passe por importantes evoluções em um curto prazo de tempo!